A coisa mais comum é ver as pessoas procurando estampar seus títulos e especializações para todo o lado. Engenheiro, administrador, advogado, especialista em gestão, gestor de qualidade, e assim vai. E tudo bem, afinal, é o que as pessoas são e escolheram se especializar.

Mas como se destacar na multidão se você é apenas mais um engenheiro, administrador, advogado?

Qual o proposta de valor do seu trabalho?

Para realmente se destacar na multidão você precisa ir além dos rótulos. Precisa descobrir qual a proposta de valor que o seu trabalho realmente entrega a seus “clientes” (pessoas ou empresas que se beneficiam do valor do seu trabalho).

Para descobrir, e até aumentar esse valor, precisamos adotar uma visão mais empreendedora sobre o trabalho, passando nosso foco da atividade que realizamos para a contribuição e resultados que ela realmente cria.

Nesse ponto é que os títulos e especializações são testados. Por isso não devem ser encarados não como um fim em si mesmos, mas como um meio para ajudar nossos clientes a alcançar os seus resultados. Até porque o mais importante para o seu cliente são os resultados que ele vai alcançar com a sua contribuição.

Aumente o valor do seu trabalho

Quero propor um exercício que vai ajudar você a identificar a sua proposta de valor e repensar o seu trabalho como se fosse uma empresa:

A primeira pergunta que você precisa se fazer é: quem é o meu cliente? Com quem eu trabalho hoje ou quero trabalhar? Quem se beneficia dos resultados do meu trabalho / produto / serviço?

Depois, avalie: o que ele quer? Quais seus objetivos de curto, médio e longo prazos?

Em seguida, pergunte-se: qual problema do cliente meu trabalho / produto / serviço ajuda a resolver?

Por fim, mude a sua comunicação e foque na contribuição, mesmo que seja só para você. Saber qual a real contribuição que o seu trabalho oferece para as pessoas não só ajuda você a se destacar na multidão como também gera empowerment. Afinal, você deixa de ser um cargo / função para ser um facilitador de soluções.

Isso faz sentido para você?