Uma das maiores causas de insatisfação no trabalho é a falta de reconhecimento que, infelizmente, ainda é muito comum. Inclusive, essa foi a principal reclamação registrada por um levantamento da Love Mondays, comunidade especialmente voltada ao universo profissional. Nessa mesma pesquisa, o salário ficou em terceiro lugar na lista do que mais prejudica a motivação dos colaboradores.
A falta de reconhecimento profissional é claramente identificada quando o colaborador se dedica ao máximo dentro da sua função, não falta ao trabalho, não se atrasa, consegue excelentes resultados com o que faz e mesmo assim não recebe um feedback positivo dos seus superiores. Além disso, também não consegue promoções ou aumento salarial. É como se o seu trabalho fosse inútil, ou simplesmente indiferente. A insatisfação é uma consequência disso.
E não é apenas isso: a falta de reconhecimento também pode provocar um grande estresse com o trabalho. O indivíduo se sente desgastado por dar tudo de si e receber muito pouco em troca, principalmente considerando o fato que, nos dias de hoje, a maioria das pessoas busca se satisfazer pessoalmente exercendo a sua profissão. Portanto, quando não são reconhecidas, a insatisfação pode se transformar em uma frustração pessoal, com toda a certeza.
Mas a boa notícia é que existem formas de driblar a falta de reconhecimento e transformar essa crise em novas oportunidades de trabalho! Confira abaixo algumas dicas para saber como agir diante desse problema:
Peça um feedback!
Se você realmente quer saber como está se saindo, não há problema algum em marcar uma reunião com o chefe para fazer essa pergunta. Se o feedback não vem espontaneamente, você pode pedir, para saber o que precisa corrigir e o que deve ser mantido. O empregador certamente gostará muito de saber que, mais do que simplesmente executar as suas atribuições, você está interessado em buscar o aprimoramento.
Tome a atitude
Não se limite a fazer o que lhe pedem, mesmo que muito bem. Tenha iniciativas, assuma atividades que possam ser cabíveis a você e, principalmente, responsabilize-se pelo que faz. Nenhuma empresa reconhece alguém que, diante de uma falha, tenta culpar terceiros ao invés de assumir e reparar. Talvez a falta de reconhecimento pode ser por isso, fique de olho!
Mantenha-se atualizado
Colaboradores que não param de estudar, participar de congressos, palestras e workshops também tendem a serem mais reconhecidos pela empresa. Afinal, estão sempre se renovando e, por consequência, levando algo novo para o seu trabalho, novas estratégias, métodos, ferramentas.
Abrace a causa
Não basta apenas cumprir o seu expediente diário, faça isso com o foco nos objetivos que você sabe que a sua empresa busca atingir. Abrace, se esforce para conseguir bater as metas, prospectar clientes ou outras coisas que sejam importantes para fazer o negócio crescer.
Se mesmo tomando todas essas atitudes, o reconhecimento não vir e a sua motivação ficar comprometida, talvez seja o momento de começar a procurar outras oportunidades de trabalho. Empresas que valorizem mais o colaborador, fomentando a sua motivação, e não fazendo o contrário. Busque sempre o melhor!
[epico_capture_sc id=”2047″]

Elaine Maria Costa é Especialista em Vendas Online, Tráfego Pago e Copywriter, além de Administradora, Coach e Blogueira.