Nesse episódio compartilho a resenha do filme Coach Carter – Treino para a Vida.
Coach Carter – Treino para a Vida
Ken Carter é dono de uma loja de materiais esportivos e ex aluno do colégio Richmond, onde jogou basquete e teve recordes nos quais ainda não havia sido superado. Carter foi convidado para treinar o time do seu ex colégio, e esse era um grande desafio pois o desempenho do time estava ruim, os jogadores mal iam aos treinos e pouco assistiam às aulas.
A primeira atitude de Carter foi estabelecer um contrato com seus jogadores, no qual eles deveriam respeitar diversas regras para poder jogar, como manter um bom desempenho escolar, freqüentar as aulas, sentar na frente durante as aulas e usar terno nos dias de jogos. Essas exigências foram um choque para a turma, mas a vontade de jogar é maior.
O estilo de treinamento de Carter exigiu muita dedicação dos jogadores, já que eles eram indisciplinados, estavam fora de forma e sabiam muito pouco sobre estratégia. Mas todo o esforço logo foi recompensado por uma vitória estimulante. Os jogadores conseguiram perceber o efeito do treinamento, o que reforçou sua confiança no técnico. Assim, o time do Colégio Richmond passou a vencer todos os jogos.
Mas Carter queria muito mais para os garotos além do basquete. Ele queria que tivessem uma chance de mudar suas vidas. Assim, indo contra tudo e contra todos, cancelou os treinos e os jogos do time até que o desempenho nos estudos fosse o suficiente para continuarem até a faculdade.
Naquele momento, nem alunos, professores ou os pais entenderam ou aceitaram sua atitude. Eles pensavam pequeno, acreditando que o fato de estarem jogando basquete e longe das ruas devia ser o suficiente. A escola acabou reunindo o conselho escolar e derrubou a resolução do treinador. Mas para a surpresa de Carter, seus jogadores finalmente entenderam a importância do estudo e decidiram, por espontânea vontade, cumprir com a determinação do treinador.
Conclusão
Carter nos mostra que o potencial para vencer existe em todas as pessoas, mas que precisamos de disciplina e dedicação para atingir os resultados desejados. Mas os fins não justificam os meios. Por isso, um dos papeis do Coach é despertar a consciência e a responsabilidade de cada um em relação à sua própria vida, e que tudo tem seu preço.
Podcast: Play in new window | Download
Assine o podcast Apple Podcasts | RSS

Elaine Maria Costa é Especialista em Vendas Online, Tráfego Pago e Copywriter, além de Administradora, Coach e Blogueira.