A demissão de profissionais de nível superior aumentou em 10,8% nos últimos 12 meses. E não é só isso. A carreira de administrador de empresas foi a que mais dispensou profissionais em apenas um ano. Foram 26.244 administradores contra 17.623 engenheiros civis e 10.616 advogados, segundo levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho.
Para Fabio Bentes, da Divisão Econômica da CNC, essa redução nas ocupações qualificadas significa uma queda nos investimentos, que dependem das decisões de governos e empresas (fonte: daqui)
Nesse cenário pode até parecer fora de contexto falar sobre encontrar um trabalho no qual você se sinta realizado. Afinal, quem está em busca de outra oportunidade tem assuntos mais urgentes para resolver.
Mas é aí que mora o perigo. Aceitar qualquer trabalho apenas em razão da urgência na recolocação pode afetar significativamente a sua carreira.
Para os administradores, na falta de empregos de mesmo nível, a opção é buscar recolocação em posições que exigem menores qualificações, como auxiliares ou ajudantes administrativos, financeiros, contáveis, etc. Mas é preciso ter cuidado com os motivos que levam a essa decisão.
Fazer um downgrade na carreira pode ser excelente para “ajustar a rota” que se está seguindo. É a oportunidade de buscar um trabalho que se alinhe a seus valores, talentos e propósito de vida. Mas é preciso estar pronto para os impactos que essa decisão pode trazer.
Assim, um bom planejamento é a chave para lidar de forma positiva com essa situação.
Comece avaliando quais são seus valores principais, quais são os talentos que quer manifestar no mundo, quem são as pessoas que quer ajudar, identificar qual é seu propósito de vida e quais são os pontos de diferenciação que você tem através da sua história e experiência profissional. Busque atividades que se alinhem ao seu propósito e que tornam sua experiência profissional única. Você tem mais de 10.000 horas em alguma atividade? Se tiver, com certeza já é um especialista nela.
A partir daí você conseguirá ter mais clareza sobre o tipo de trabalho que deseja realizar e quais características que vão ajudá-lo a se diferenciar ao buscar uma vaga.
Isso foi útil para você? Se foi, o que acha de deixar o seu comentário?
Imagem cortesia de stockimages em freedigitalphotos.net

Elaine Maria Costa é Especialista em Vendas Online, Tráfego Pago e Copywriter, além de Administradora, Coach e Blogueira.