ID-100165703Quantos livros você leu nos últimos 12 meses? Se leu um ou mais, seu hábito de leitura é superior a 70% da população brasileira segundo pesquisa realizada em 2014. E se não lê, convido a ler esse artigo até o final.

Apenas 1 em cada três brasileiros tem o hábito de ler, sendo que a média de leitura é de 4 livros por ano. E desses, a maioria são livros considerados como ficção, ou seja, de histórias têm o objetivo principal de entreter.

Mas por que estou escrevendo sobre o assunto?

Como fala a querida personagem Mafalda em uma de suas tirinhas, “Viver sem ler é perigoso. Te obriga a crer no que te dizem”.

mafalda-viver_sem_ler

Mafalda, de Quino, Definitiva

E os especialistas no assunto concordam com a personagem. Sem ler, é muito difícil desenvolver o tal do senso crítico necessário para discutir problemas e promover mudanças.

Já ouviu a expressão pessoa “rasa”? Ela tem sido muito usada para indicar pessoas que sabem das coisas apenas na superfície. Que não se aprofundam em nada e são incapazes de desenvolver a si mesmas. E que são de fácil manipulação, já que não possuem bases suficientemente fortes para sustentar suas opiniões e crenças.

Mas não é só isso o que acontece com uma pessoa “rasa”.

Eu já falei por aqui que nós somos a média das pessoas com quem mais andamos, como também do conteúdo que lemos, ouvimos, assistimos. Quem não lê limita sua própria capacidade de sucesso, pois não cria as referências necessárias para promover as transformações que precisa na vida.

Ou pior. Nem percebe que precisa realizar essas transformações.

E se mantém no ciclo da mediocridade, talvez nunca percebendo que seria capaz de mudar de nível e abraçar o ciclo do extraordinário em sua vida.

Você pode estar pensando: “mas eu consigo isso apenas criando o hábito de ler”?

Depende do que você lê.

A leitura em geral ajuda a desenvolver habilidades como escrita correta, fala argumentativa, empatia, respeito, pensar fora da caixa, entre outras. Mas leituras dedicadas apenas ao entretenimento geralmente apresentam poucos ensinamentos e uma visão parcial da realidade.

Sou apaixonada por livros desde à adolescência. Fui daquelas jovens que sempre tinham um livro nas mãos. Hoje leio entre 15 e 20 livros por ano, isso sem considerar os de entretenimento. E isso fez e faz toda a diferença na minha vida.

Por essa razão, sei que a leitura é um fator determinante no tipo de pessoa que queremos ser. É a média em ação. E quando puxamos essa média para cima, os resultados são grandiosos.

7 dicas para ler mais e melhor

Pesquisando sobre o assunto encontrei um artigo com 7 ótimas dicas de como ler mais e melhor. Abaixo resumo os sete pontos, mas realmente indico que leia o artigo na íntegra:

  1. Tenha sempre algum livro às mãos – regularidade é mais importante que intensidade na criação de um hábito. Apenas 5, 10, 15 minutos de leitura por dia já vão começar a criar esse hábito na sua vida. E hoje isso é fácil com os apps que transformam seu smartphone em livraria.
  2. Desafie-se – crie metas para a leitura de livros. Comece com um título que sempre quis ler e determine em quanto tempo fará sua leitura. Metas sempre nos incentivam a agir.
  3. Inclua a leitura na sua rotina – pode ser no trajeto até o trabalho, no horário do almoço, ou antes de dormir. Incluir um horário fixo para a leitura vai ajudar na criação do hábito.
  4. Use melhor o seu tempo – reduzir distrações como redes sociais e televisão ajudam na consolidação do hábito de leitura.
  5. Diversifique – variar os temas e estilos dos livros torna a atividade mais interessante e evita que se enjoe da rotina.
  6. Crie um resumo – você pode usar vários métodos para isso. Costumo usar mapas mentais com os pontos principais para resumir o conteúdo do que leio. Você pode adotar um diário para anotar sua leitura ou até uma folha de papel dentro do livro para tomar notas. Anotar ajuda a fixar o que se lê.
  7. Compartilhe – compartilhar o conteúdo do que aprendeu com seus amigos não só é prazeroso como também ajuda na consolidação do aprendizado.

Gostou do artigo? O que acha de deixar o seu comentário?

Imagem cortesia de khunaspix em freedigitalphotos.net