ID-10016416Apenas 5% (ou menos) dos nossos pensamentos são realmente conscientes. Ou seja, são escolhas que nós fazemos estando realmente presentes para elas, avaliando prós, contras e optando com base nessa avaliação.

E esse é um momento realmente importante pois é através dessas decisões que moldamos todos os outros 95%. Por meio das escolhas que realmente fazemos, traçamos as linhas gerais dos nossos padrões de pensamentos.

Pensamentos geram sentimentos, que geram comportamentos. Por isso que se diz que as mudanças precisam começar dentro da pessoa. Nesse caso, na nossa mente.

Mas esse processo de influência é também uma via de mão dupla. É possível conseguir mudanças de pensamentos e sentimento mudando primeiro alguns comportamentos.

Quer um exemplo de como isso funciona?

Uma pessoa é totalmente desorganizada. Nunca encontra as coisas que precisa quando precisa, como os documentos e a chave do carro, e já perdeu a hora para o trabalho algumas vezes em razão disso. Em um determinado momento, ela resolve colocar tudo em ordem. Como sabe pouco sobre o assunto, escolhe começar a estudar. Inicia pesquisando blogs na internet, decide ler um bom livro e fazer alguns cursos rápidos, criando algumas amizades com quem troca impressões sobre a organização no dia-a-dia. Aos poucos organiza sua casa, suas finanças e sua vida. E ela mesma se surpreende, pois percebe que a mudança não foi tão difícil assim.

Esse exemplo representa alguns princípios básicos que tornam a mudança de comportamentos, sentimentos e pensamentos mais fácil e sustentável a longo prazo.

Vejamos 3 princípios das mudanças sustentáveis:

  1. Tudo começa na mente – as crenças que você tem sobre determinado assunto vão determinar a sua atitude em relação a ele. Para mudar isso você precisa mudar a forma como pensa sobre a questão. E a melhor forma é alimentando a sua mente com informações boas que vão reforçar esses pensamentos na sua mente. Ao ler, assistir vídeos, participar de cursos, você adiciona e reforça essas informações até o ponto em que agir se tornará algo natural.
  2. Você é a média das pessoas com quem convive – o grupo é outro fator importante. Estar envolvido em grupos mantém você alerta para essas questões e ajuda a reforçar conceitos e práticas.
  3. Conteúdos se tornam pensamentos e criam novos comportamentos – com o aumento da familiaridade do assunto, os comportamentos necessários para transformar teoria em prática se tornam mais fáceis de serem adotados.

Você deve ter percebido isso ao fazer a faculdade, começar em um novo emprego ou se mudar para uma nova casa. No começo, os comportamentos e atividades pareciam estranhas e muito mais difíceis de realizar. Porém, após algum tempo, o que era novo e difícil se torna habitual e comum.

Assim, ao promover mudanças, tenha os três princípios acima em mente e planeje cada um deles para obter os melhores resultados.

O que você está precisando mudar mas não está conseguindo? O que acha de planejar essa mudança através desses três princípios e ver o que acontece?

Imagem cortesia de graur razvan ionut em freedigitalphotos.net