Quem disse que você não pode ter uma mente milionária mesmo ganhando pouco? Se você está de olho nas suas finanças pessoais, é possível sim fazer seu dinheiro render muito mais do que agora.
Para isso, você precisa começar com uma organização financeira, que é o início de tudo para uma mente milionária.
Mente milionária: como começar
Se você já está familiarizado com as planilhas de gastos e a forma de se organizar financeiramente, então já é meio caminho andado para ter uma mente milionária!
Saber quais são suas contas, como andam seus gastos e finanças é importantíssimo para entender em que você está deixando seu dinheiro ir embora. Ao fazer o levantamento, é possível, também, comparar o quanto você gasta com o quanto você ganha. E claro: conseguir poupar!
Um planejamento é importantíssimo para ter uma mente milionária. Isso porque você sabe exatamente onde estão as faltas, por quanto tempo irão durar, quais são as causas e, claro, a principal fonte dessas diferenças. Tudo isso levando em consideração quais são as contas que estão ali todos os meses e quais os gastos que você pode cortar até melhorar sua situação financeira.
O lado bom dessa organização é que você encontra um padrão. Por exemplo: compras realizadas por impulso, contas de cartão de crédito, parcelas, entre outros. Nós acabamos nos esquecendo que esses valores serão pagos em algum momento e compramos sem cautela. É neste momento que acabamos nos atolando, principalmente porque os cartões de crédito possuem taxas absurdas, que só pioram nossa situação.
Como os cartões possuem taxas muito altas, você pode utilizá-los só em necessidade, assim você consegue resolver problemas pontuais. O segredo da mente milionária não é extinguir o cartão da vida, mas sim resolver quitá-lo logo.
Você pode ter a mente milionária!
Se a sua situação financeira está complicada e longe de uma mente milionária, tente fazer um cálculo de projeção de quanto você realmente precisa para regularizar suas contas. Por exemplo: você juntou todas as suas dívidas e deu um total de R$ 5.000,00. É interessante avaliar e fazer um empréstimo para quitar tudo o que você deve e não ficar utilizando o rotativo do cartão nem o cheque especial.
Geralmente, a taxa de empréstimo é menor e acaba compensando utilizar esse meio ao invés entrar cada vez mais em dívidas. Então, quitando tudo que você deve, você consegue utilizar melhor seus ganhos e ter apenas uma conta: as parcelas do empréstimo!
Para isso, calcule o quanto você precisa. Ou seja: junte todas as contas e dívidas que estão tirando seu sono. Não adianta correr para o empréstimo se você não tem esse valor exato, achando que X reais vão te ajudar, porque pode ser enganação. Isso sem contar que se torna outro problema. Vale lembrar que você precisa calcular tudo: desde alimentação e transporte até contas da casa e dívidas.
Depois do empréstimo, você pode treinar sua mente milionária e se analisar. Quantas compras sem necessidade eu faço? Quantos gastos eu poderia evitar? Eu realmente preciso disso? Já parou para pensar que comprar algo acima do seu padrão de vida pode ser uma forma de querer entrar em um padrão desejado? Isso sem chegar até ele anteriormente. Como dizem: não podemos dar um passo maior que a perna.
Quando você faz essa avaliação, acaba evitando o desperdício, seja de alimentos ou até mesmo cosméticos, roupas e serviços. E principalmente: dinheiro! Nós acabamos nos endividando porque entramos no marketing de consumo, que nos diz que precisamos comprar para ser feliz. E não é bem assim.
Ter uma mente milionária é isso: saber onde e quando gastar seu dinheiro. É por meio das finanças que nós conseguimos realizar muitos desejos. Se não temos isso em mente, tudo vira uma bagunça.

Elaine Maria Costa é Especialista em Vendas Online, Tráfego Pago e Copywriter, além de Administradora, Coach e Blogueira.