Por mais que alguém te conheça, essa pessoa não sabe o que se passa dentro de você. Seus anseios, seus sentimentos, seus pensamentos. Todos são apenas seus e apenas você pode percebê-los. 

Mas é muito fácil esquecer disso. Com a correria do dia a dia e o excesso de cobranças, é muito fácil não olhar para dentro e ver o que está acontecendo.

Então você segue sem perceber o que se passa em você. E enquanto trabalha pelos desejos dos outros (mesmo que sejam daqueles a quem mais ama no mundo), você não se lembra dos próprios sonhos e desejos.

E no cansaço da luta você busca uma válvula de escape, algo que nos compense de tudo isso. Um sapato, uma bolsa, uma linda roupa, um belo jantar, um barzinho talvez. Coisas boas se servirem a seus sonhos. Coisas ruins se levarem seu dinheiro para longe deles.

Para onde está indo o seu dinheiro hoje? Ele leva você para perto ou para longe dos seus sonhos?

Priorizar seus sonhos é o modo mais fácil de realizá-los. Mesmo que hoje suas finanças estejam desorganizadas e você não consiga poupar.

O primeiro passo é definir claramente seus objetivos. Isso vale para qualquer coisa na vida. Sem saber para onde se está indo, você vai viver pelo objetivo dos outros.

Então pare agora e pense: o que quero realizar esse ano, daqui a cinco anos e daqui a dez anos? Coloque no papel. Chame sua família, convide para fazer o mesmo e então alinhe os sonhos. 

Com objetivos claros, sabendo para onde se quer ir, fica muito mais fácil criar um caminho. E comprometimento de cada um será muito maior, tornando muito mais fácil organizar as contas, evitar os desperdícios e poupar para os sonhos.

Então, como isso funciona para você? Seus objetivos pessoais e familiares estão definidos por escrito? Você tem claro como realizar cada um deles?