Continuando com o tema abordado no artigo Plano de Marketing Pessoal – você já fez o seu?, a terceira etapa para elaborar um Plano de Marketing Pessoal é composta pela identificação das oportunidades e ameaças existentes no ambiente externo. Para isso, é preciso observar o ambiente em que se vive e avaliar os fatos que mudaram ou estão mudando, de forma a decidir como agir em relação a eles.
Abaixo relaciono algumas perguntas para reflexão e identificação de oportunidades ou ameaças. A mesma pergunta pode ajudar a identificar tanto uma oportunidade como uma ameaça. Por exemplo, no caso da pergunta “como está o mercado em que trabalho?”, se o mercado está estagnado ou em declínio, é uma ameaça à sua carreira, o que necessita de ações como investir em novas oportunidades de trabalho. Se o mercado estiver em crescimento, deve-se refletir em como aproveitar para evoluir profissionalmente.
Conhecimentos
- O que há de novo na sua área profissional e no ramo de atividade da sua empresa?
- Como garante que recebe todas as informações e conhecimentos que precisa para manter-se competitivo?
Relacionamentos
- Como está a sua reputação perante as outras pessoas? Consegue descobrir o que as pessoas pensam sobre você?
Finanças
- Existem novas regras, leis e outras informações sobre finanças que podem aumentar os rendimentos?
- Como sabe quando é o melhor momento para realizar certas despesas ou poupar?
Saúde
- Você administra os fatores externos de forma a evitar que o stress do dia-a-dia se transforme em doenças e outros problemas?
Apresentação
- Como você administra a imagem que passa para o mercado e para as pessoas? De que forma monitora essa imagem?
Organização e Trabalho
- Como está o seu mercado de trabalho? Existe tendência para crescimento, estagnação ou declínio?
- Existem ramos de atividade em crescimento nos quais você pode atuar?
- Existem mudanças nas necessidades da empresa ou mercado? Como você acompanha as mudanças?
Cidadania e voluntariado
- Você acompanha o que está acontecendo na sociedade e na política? Existem novos fatos que precisam da sua participação?
ANÁLISE SWOT
Com o levantamento de nossas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, resta elaborar a matriz SWOT, que permite visualizar todos os elementos e encontrar / criar vantagens competitivas pessoais. Abaixo apresento um modelo de matriz focado na área dos conhecimentos:

Fonte: a autora.
Seguindo a metodologia proposta por Ferrell e Outros (2000), precisamos “avaliar cada célula da matriz combinando as forças com as oportunidades e convertendo fraquezas em forças e ameaças em oportunidades“. Cada um dos elementos devem ser avaliados segundo os critérios magnitude e importância, sendo que:
- Magnitude é a sua classificação sobre o item. Para forças e oportunidades usamos a classificação 3 (alto), 2 (médio) e 1 (baixo). Para fraquezas e ameaças usamos -1 (baixo), -2 (médio) e -3 (alto).
- Importância é a classificação do item para o mercado, empresa ou pessoas que fazem parte da nossa vida. Classificamos cada item como 3 (muito importante), 2 ( média importância) e 1 (pouca importância).
Após avaliação, multiplicamos a magnitude pela importância para obter a avaliação final do item (R).

Fonte: a autora.
Para fazer a classificação acima, hipoteticamente considerei:
- A pessoa objeto da análise SWOT acima é referência em conhecimentos sobre marketing entre amigos e familiares – em forças, a importância do item é 3.
- Ser referência é algo muito importante para a pessoa, embora não tenha muitos conhecimentos sobre marketing social – em forças, a magnitude do item é 3.
- A pessoa trabalha na área de marketing e está vislumbrando novas oportunidades na área de marketing social, embora não seja sua área de especialização – em oportunidades, magnitude 2.
- Marketing social é uma área em crescimento – em oportunidades, importância 3.
- A pessoa tem pouco conhecimento sobre marketing social – em fraquezas, magnitude -2.
- Marketing social é uma área em crescimento – em fraquezas, importância 3.
- A pessoa tem pouco conhecimento sobre marketing social – em ameaças, magnitude -3.
- Existem outras pessoas no mercado já atuando na área – em ameaças, importância 3.
Em resumo: magnitude é a nossa classificação sobre um item e importância é como o mercado está avaliando o mesmo item no momento.
Os itens que apresentam os maiores valores, tanto para forças e fraquezas quanto para oportunidades e ameaças, representam aqueles que podem / devem ser transformados em vantagem competitiva. Assim, no próximo artigo, vamos discutir como usar os elementos identificados na análise SWOT para definir objetivos e metas pessoais, bem como estabelecer a estratégia e ações necessárias para atingir os resultados desejados.

Elaine Maria Costa é Especialista em Vendas Online, Tráfego Pago e Copywriter, além de Administradora, Coach e Blogueira.