Você sai de casa todos os dias para trabalhar já pensando no horário de fechar o expediente para poder retornar? Sente-se desmotivado, sem ânimo para exercer as suas funções com afinco e “vestir a camisa” da empresa? Primeiramente, saiba que você não está sozinho se tiver respondido “sim” para essas perguntas. A insatisfação no trabalho é um problema crescente e de acordo com um levantamento da Isma Brasil, 72% das pessoas sofrem com isso.
Estudiosos afirmam que essa insatisfação é uma reclamação recente, porque enquanto antigamente as pessoas viam o trabalho apenas como uma fonte de renda, hoje em dia, a maioria busca na atividade profissional uma realização pessoal. Quando ela não vem como esperado, o resultado é a frustração.
Existem ainda outros fatores que podem levar à perda da motivação profissional, a falta de reconhecimento é um deles e um dos mais comuns. Acontece quando o funcionário não vê nenhum retorno da sua dedicação, não recebe feedbacks positivos dos seus superiores e nem tem chances de promoções ou efetivações. Valorizar um colaborador é muito importante para que ele não perca a motivação.
Inclusive, essa mesma pesquisa da Isma mostrou que quase 90% dos casos de insatisfação estão diretamente relacionados com essa questão do reconhecimento.
Outro motivo para a insatisfação no trabalho é receber um salário que não seja compatível com o mercado. Isso também não deixa de ser uma falta de reconhecimento. O profissional planeja e deve ser remunerado justamente, de acordo com as suas atividades e as responsabilidades que assume.
Metas mal estabelecidas agravam esse problema de colaboradores desmotivados. Isso vale tanto para aquelas que são inatingíveis (e acabam servindo apenas para pressionar a equipe, sem nenhum efeito positivo), quanto para as que são pequenas demais. Os objetivos devem ser alcançáveis, mas não podem deixar de trazer um desafio saudável.
A insatisfação com o trabalho pode ser gerada ainda por problemas na equipe. Quando falta entrosamento entre as pessoas, as famosas “picuinhas” são frequentes, uns não colaboram com os outros. Isso traz ainda mais desgaste para todos.
Mas, felizmente, existem formas para driblar tudo isso e ser feliz também nos dias de semana, estando no ambiente de trabalho!
A primeira dica é tentar ser a mudança que você procura. Faça da empresa um lugar melhor: cumprimente as pessoas, seja educado e cordial, ofereça a sua ajuda quando possível. Além de ser saudável para você, isso pode servir como exemplo para os demais.
Procure focar em pontos positivos, como o próprio fato de ter um emprego. Lembre-se de que muitas pessoas sofrem com o desemprego e dariam tudo para ter uma rotina como a sua.
Em relação ao reconhecimento e a questões salariais, sempre vale tentar conversar com seu chefe sobre o assunto. Peça um feedback do trabalho que vem realizando e, caso a ideia seja pedir um aumento, mostre como você pode contribuir com a empresa, talvez outras atividades que você possa assumir. O intuito é destacar que ambos os lados podem sair ganhando.

Elaine Maria Costa é Especialista em Vendas Online, Tráfego Pago e Copywriter, além de Administradora, Coach e Blogueira.